sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Memórias de Abaeté - Parte III

Viver e crescer em comunidade...

Nossa Diocese deseja criar uma "Rede de Comunidades Missionárias". Esse é o desejo de nossa 3ª APD. Em Abaeté temos 23 comunidades rurais, 13 urbanas e um município (Cedro do Abaeté). São comunidades com muitos desafios mas com muita boa vontade e participação.

Em todas elas a acolhida é a marca fundamental. a comunidade de Gonçalves é a mais distande com 52 Km de Abaeté e Santiago é a mais próxima. Por ocasião da ordenação diaconal de Marcus Vinícius e Marcos Tiago aqui em nossa Paróquia, tive a oportunidade de visitar algumas familias de nossas comunidades rurais...gente generosa e de muita partilha.

Na cidade a participação é boa, mas ainda precisamos crescer no senso de pertença a comunidade. Ser comunidade é mais do que estar juntos nas celebrações...ser comunidade é ser presença constante de fé, esperanção e união. São pessoas simples e guerreiras que amam a Deus e trabalham incansavelmente pela contrução do seu Reino! Em nossas comunidades diz grandes amigos......verdadeiros amigos....

Amizade! Por falar em amizade não poderia deixar de mencionar nossos jovens...como vivemos bons momentos....JUPS, Irmandade, Vicentinos, Juventude Ativa! Levo vocês no coração...gente simples...trabalhadora....alegria...e que ama uma boa música e um joguinho de Truco!!!!! Vocês fazem parte da minha história!

Jovens conscientes e conscientizadores...quantas vidas renovadas e revigoradas nesse ninho de amizade cristã. Turma criativa e que não tem medo de serviço...sempre disponivéis para assumirem tudo. Deste grupos é que já estão surgindo novas lideranças na Igreja em Abaeté.

Uma comunidade singular é a comunidade Nossa Senhora do rosário da cidade de Cedro do Abaeté que também pertence a Paróquia. É uma cidade com um clima muito agradável! No alto na serra com uma visão linda da serra do capacete. Lá são muitos os desafios, porém, a cada dia vejo surgir uma semente de esperança.....essa esperança encontra-se sobretudo nos jovens daquela comunidade. Ontem conversei pessoalmente com cada um dos 24 crismando....quanta boa vontade encontrei em suas palavras e ações! Aqui também fiz grandes amigos!

Enfim....aprendi muito com nossas comunidades. A elas desejo que sempre sejam fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, humildes e sempre dados a oração!

A todos muita paz e alegria!


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi amigo? tdo bem c vc,sua amiga de Piumhi {IVONE}
Qdo vir em Piumhi, faca nos uma visita.Fica c DEUS!AMEMM